© 2017 por Marceneiros do Brasil

Mestre de Cerimônia

   Silvio Alves Guedes, funcionário público, pastor, marceneiro hobbysta, estudante de Luthieria. Acredita que a marcenaria é a Arte de higienizar a mente de forma saudável.
  Como um dos Administradores do GMB, terei a honra pela segunda vez de ser Mestre de Cerimônias Oficial, nesse tão esperado evento.

Adilson Pinheiro - Oficina 44

Tema: Acabamento não é Maquiagem

É bem verdade que após a aplicação de um verniz o móvel ou alguma outra peça de madeira ganha vida, conduto é errado pensar no acabamento como a “maquiagem” da madeira.

A escolha de um material tem muita relação como a escolha de uma roupa e com as mesmas funções: Proteger, embelezar e dar estilo.

Nos últimos anos com a entrada das chapas pré-acabadas esse conhecimento tem sido perdido, mas o mercado já sinaliza que o uso de madeira maciça e acabamentos diferenciados irão retornar com força.

Rodrigo Pioto - Marcenaria Amadora

Tema: Como Criar Uma Oficina em Casa

   O movimento "Do It Yourself" (ou "Faça você mesmo"), que teve origem no pós-guerra dos anos 50, é presente na vida de muitas pessoas e a marcenaria é parte desse grande movimento. Se você é fã e gosta de criar suas próprias peças de madeira, é também nosso convidado para um bate-papo sobre "Como montar sua oficina em casa". 
  Nesse dia, contaremos dicas sobre as máquinas básicas para iniciar uma marcenaria, layout, organização, bancada de trabalho, como lidar com ruído e poeira.

Daniel Stopa - StopaLab

Tema: Xiloteca Brasileira

Questões a cerca da diversidade botânica do Brasil, nossos biomas, nossas madeiras, preservação e extração sustentável e legal.

As aptidões de cada espécie que são comercializadas hoje em dia são alguns dos temas que serão abordados.

Talk Show com Wal e Edu

Tema: É Possível Viver da Marcenaria Ecologicamente Sustentável?

 

  Muitos nos perguntam e se perguntam:  É possível tirar o seu sustento dos paletes, pinus e de algo que foi jogado fora, descartado numa caçamba?

  Waldênia Caracas e Eduardo Casa Grande irão debater este tema em um descontraído papo com o público que comparecer ao evento, tratando, nesta oportunidade, sobre as dificuldades enfrentadas na atividade, a experiência por eles adquirida e um relato sobre o sucesso já conquistado com seus respectivos trabalhos.

  Também trarão novidades sobre produtos, tendências e algumas curiosidades sobre marcenaria, tudo de forma descontraída e bem humorada.

  Não perca esta rara oportunidade, contamos com você nesse importante debate e na troca de conhecimentos sobre esse incrível mundo que envolve as atividades com madeira.

Espaço GMB

Tema: Reaproveitamento de Madeiras

   Vivemos em um planeta em que a crescente escassez de recursos naturais é fato. Diante desse quadro, necessitamos, com urgência, da colaboração de todos, para melhorarmos este cenário.

   Aos que praticam as atividades de marcenaria ou artesanato com madeiras, por hobby ou profissão, esta será uma boa oportunidade de conhecer alternativas diversas de reaproveitamento de madeiras para sua utilização em vários tipos de móveis e outras peças.

Please reload